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Veja como utilizar na sua alimentação a planta aromática comestível da família das apiáceas:

Uma dieta exige muitas vezes variedade e muitos produtos naturais.

Esta é realmente uma ótima opção nutritiva e com poucas calorias para quem deseja seguir uma dieta equilibrada.

Entretanto, ainda existe muitas dúvidas em relação ao nome, como usar e se cada um refere-se ao mesmo vegetal ou distintos.

O que é:

Esse vegetal é muito aromático e possui talos e folhas na cor verde. Ele é um alimento que se aproveita por completo, desde suas folhas até a sua raiz.

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Sua aparência é semelhante à salsa, mas o seu tamanho é muito superior. Em cada 100 gramas tem somente 21 calorias.

Sua versatilidade permite a utilização cru, ralado, refogado ou ainda em rodelas.

Além disso, ele é rico em:

  • Potássio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Sódio;
  • Magnésio.

Benefícios :

Certamente é uma planta que contém abundantes benefícios para a saúde. Abaixo listamos alguns deles:

  • A vitamina C contida nesse vegetal, é essencial para melhorar o sistema imunológico bem como favorecer a produção de mais anticorpos. Além disso, atua como um excelente antioxidante que ajuda a reduzir a quantia de radicais livres no organismo e previne diversas doenças;
  • Melhora a aparência e densidade da pele e previne o envelhecimento precoce celular. Além disso estimula a produção do colágeno e permite mais elasticidade para a pele;
  • Seus minerais ajudam a combater a hipertensão estabilizando a pressão arterial;
  • Possui ação diurética, isto é, minimiza o acúmulo dos líquidos no corpo. Esses são provenientes dos processos inflamatórios ocasionados através da gordura acumulada;
  • Aumenta o desejo sexual. Ele possui feromônio, uma substância responsável por elevar a atração e desejo pelo prazer sexual;

Para que serve:

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Além de ser um alimento muito saboroso, ele serve para repor nutrientes e vitaminas ao corpo. Além disso, ele serve para:

  • Baixar o nível do colesterol ruim;
  • Limpar e purificar todo o organismo;
  • Para quem deseja emagrecer;
  • Para combater diabetes;
  • Evitar a prisão do ventre;
  • Para combater a falta de apetite;
  • Combater a pedra da vesícula e também dos rins;
  • Auxiliar no tratamento de doenças como a gota, reumatismo, cistite, hepatite, anemia, nefrite, viroses, catarro, ferimentos, disenteria, rouquidão, problemas de digestão, anorexia, problemas no estômago, gases, icterícia, ácido úrico, menstruação atrasada e ainda ingurgitamento mamário.

Existe Diferença entre Aipo e Salsão :

Muitos acreditam que o aipo é totalmente diferente do salsão. No entanto, trata-se de uma única planta. Na internet é possível buscar por fotos e imagens para confirmar tal afirmação.

Um detalhe é que o primeiro refere principalmente aos talos da planta. Em contrapartida, o segundo refere-se ao formato e tamanho das folhas. Portanto, a planta por inteiro será sempre conhecida com nomes distintos entre as pessoas.

Receitas :

Chá :

Ingredientes:

Componente Quantidade
Aipo picado 20 g
Água fervente 1 xícara de chá

Como preparar:

  • 1.Colocar o salsão na água fervente, tampar e aguardar amornar;
  • 2.Em seguida coar e beber.

Patê de frango e talos:

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Ingredientes:

Componente Quantidade
Talos do aipo cortados em tiras de aproximadamente 10 cm 5 unidades
Peito de frango desfiado e cozido 200 g
Cebola cortada em pedaços pequenos 1 unidade
Salsinha picada Quanto basta
Iogurte natural 1 copo 125 g

Modo de preparo:

  • 1. Misturar o frango devidamente desfiado, o iogurte, a salsinha e a cebola até formar o patê;
  • 2.Passar o patê no talo e comer em seguida;
  • 3. Essa receita é extremamente saudável e muito saborosa;
  • 4.Pode-se servi-la como aperitivo ou como entrada antes da refeição principal.

Com Batatas :

Ingredientes:

Componente Quantidade
Aipo picado 1 kg
Azeite de oliva extra-virgem 2 colheres de sopa
Alho picado 2 dentes
Salsinha picada 3 colheres de sopa
Tomate sem semente e sem pele 500 g
Pimenta vermelha 1 unidade
Batata inglesa cortada em cubos sem casca 1 Kg
Sal marinho Quanto basta
Pão integral fatiado Quanto basta

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Modo de preparo:

  • 1.Refogar no azeite o alho juntamente com o aipo e também os tomates;
  • 2.Posteriormente, adicionar um pouco de água e aguardar cozinhar durante 15 minutos;
  • 3.Acrescentar as batatas, a pimenta picada e cobrir com água;
  • 4. Deixar até que a batata e o molho engrosse;
  • 5.Tostar o pão com um pouco de azeite, colocá-los em um recipiente, despejar o molho por cima e servir ainda quente.

Saladas: :

É de fato um vegetal versátil e a sua utilização mais habitual é em saladas. Não obstante, é possível introduzi-lo na alimentação todos os dias de variadas formas.

É possível variar o cardápio utilizando sempre o aipo principalmente para quem deseja seguir uma dieta com poucas calorias e muito nutritiva.

Salada com castanhas e maçã :

Ingredientes:

Componente Quantidade
Aipo picado em tiras finas 1 xícara de chá
Maçã picada em cubos sem casca 2 xícaras de chá
Castanha de caju picada, torrada e sem sal 1 xícara de chá
Maionese light 2 colheres de sopa
Creme de leite sem lactose 2 colheres de sopa
Sal marinho 1 pitada
Pimenta do reino Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Misturar todos os itens e manter na geladeira durante 1 hora;
  • 2.Servir em seguida.

Salada de couve: :

Ingredientes:

Componente Quantidade
Aipo em talo 250 g
Manga sem casca 250 g
Suco de limão ½ unidade
Ramo grande de couve-manteiga 250 g
Tomate médio 250 g
Polpa do coco verde 1 unidade
Cebolinha 5 ramos

Modo de preparo:

  • 1.Fatiar a couve sem os talos e depois colocá-las em um recipiente;
  • 2.Em seguida, bater a manga no liquidificador juntamente com a polpa, o suco do limão e a cebolinha;
  • 3.Despejar por cima da couve, misturar e aguardar marinar durante alguns minutos para que os sabores se homogeneízem;
  • 4.Logo após, fatiar os tomates, processar os talos do aipo e adicioná-los à couve;
  • 5.Servir à vontade.

Preço: :

O valor do mesmo, pode variar de acordo com o seu aspecto, isto é, seja ele fresco, em pó, desidratado etc.

Os valores aproximados são:

  • Maço – Aproximadamente R$2,99;
  • Desidratado – 100 gramas por aproximadamente R$5,57;
  • Pó – 200 gramas por aproximadamente R$4,50;
  • Sementes – 50 gramas por aproximadamente R$19,40.

Clique aqui para conhecer a papoula, o que é, significado, como utilizar e tipos

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