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Veja como preparar o alimento e as vantagens para a saúde do corpo humano:

Este é um alimento que está sendo consumido em uma quantidade cada vez maior no Brasil. Seja pelo seu sabor ou pela rica abundância de nutrientes, esse cereal está ganhando cada vez mais adeptos.

O que é:

Ela é um cereal, pertencente à mesma linhagem do trigo. Porém, a grande diferença entre os dois é que ela possui muito mais substâncias nutritivas. O que acontece é que, no processo de beneficiamento, ela consegue manter todos os seus elementos. Já o seu parente próximo não possui forças suficientes para mantê-los.


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Ela é uma grande fornecedora de energia. Por este motivo, os locais que mais a utilizam possuem o clima temperado. Acredita-se que a Escócia foi primeiro lugar onde se encontraram os primeiros grãos. Com isso, a mesma ficou conhecida mundialmente como cereal escocês.

Farelo:

Antigamente, ela era usada apenas como ração animal. Hoje, devido à suas propriedades é um alimento indispensável, principalmente para quem almeja perder peso. Ela possui os mesmos nutrientes, porém, a concentração de fibras é bem maior.

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É indicado o uso de 20 a 30 gramas por dia, que corresponde a duas colheres do tipo sopa. Agora, para ter resultados satisfatórios, o consumo de água também deve ser abundante. O ideal é tomar 8 copos por dia, para que o seu organismo funcione corretamente e para que as fibras consumidas sejam aproveitadas ao máximo.

Farinha:

Igualmente ao farelo, o consumo da farinha da mesma é obrigatório em qualquer dieta para emagrecer. Duas colheres do tipo sopa por dia são mais do que suficientes para ter todos os benefícios. A grande vantagem é que ela é mais fácil de encontrar, e o preço é bem barato.

Ela é ideal para bolos e panquecas. Porém, caso esteja procurando algo que emagrece, opte pelo farelo. Ambos possuem o mesmo teor de nutrientes, mas, a diferença está nas fibras, que são duas vezes mais na versão em farelo.

Em Flocos:

Dentre todas as formas de aveia, esta é a mais popular. É bem comum encontrá-la em armários de mamães, porém, caso não tenha crianças em casa, o seu uso é mais complicado. A versão em flocos é idêntica às outras — no que se refere aos nutrientes.

Porém, a grande diferença está em sua utilização. É mais difícil colocá-las em alguma receita, limitando o seu uso e tornando-a mais específica para mingaus com leite.

Leite:

Os leites vegetais são uma ótima opção para aqueles que não consomem nada de origem animal. Também é ótimo para quem é intolerante à lactose, mas não quer ficar sem tomar essa bebida.

O leite extraído deste alimento não perde os seus nutrientes quando é feito em casa. De igual modo são os industrializados, porém, a grande diferença está na quantidade de química utilizada para mantê-lo. As opções caseiras são sempre mais saudáveis.

Tem Glúten:

Naturalmente, ela não possui glúten. Entretanto, ela é cultivada em locais onde há trigo, centeio e cevada, cereais ricos nessa substância. Por mais que ela não possua, há o que é conhecido como “contaminação cruzada”, onde o glúten pode aparecer por causa da mistura com outros cereais.

Mesmo com esse tipo de contaminação, a aveia em si é tolerada por organismos de celíacos, dependendo do grau da doença, então tome cuidado caso tenha problemas com o glúten.

Sem Glúten:

Para aqueles que possuem intolerância ao glúten ou simplesmente resolveu cortá-lo da dieta, é possível encontrar versões importadas dos EUA, onde a substância não aparece. Existem marcas como a Bob’s Red Mill e a Monama, que oferecem seus produtos livres da contaminação cruzada para o país.

Como a aveia não está sendo cultivada em regiões que fazem o plantio de outros cereais (ou processada no mesmo galpão), o risco de contágio é quase nulo. Isso porque a planta é separada já no seu plantio e não passa nem perto de outros cereais, fazendo com que não aconteça a contaminação cruzada.


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Benefícios:

Seus benefícios são diversos. Alguns deles são:

  • Mantém o funcionamento do intestino em ordem, por causa das fibras;
  • Previne doenças crônicas, em razão do controle da glicose e do colesterol;
  • Ajuda na diminuição do colesterol ruim do organismo;
  • Possui alguns nutrientes que são difíceis de encontrar como o zinco, cobre, molibdênio e manganês. Todos estes são ótimos para a saúde;
  • É rica em proteína;
  • Faz com que a pele fique mais radiante, por efeito do silício e das proteínas presentes;
  • Melhora o bem-estar, por produzir substâncias como o triptofano e;
  • É de fácil consumo e se adapta as mais variadas receitas.

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Engorda:

A resposta dessa pergunta é bem simples: Não. Ela não engorda!

O seu potencial é totalmente contrário, ajuda muito quem deseja emagrecer de forma saudável.

Suas calorias são baixas, portanto, não oferece nenhum risco de você ganhar alguns quilos a mais enquanto está consumindo.

É claro que aqui estamos falando da aveia pura, e não daquelas que vêm com açúcar misturado ou com diferentes sabores.

Outro fator importante e que deve ser destacado é que ela em si ajuda a emagrecer. Mas, uma dieta que não é equilibrada, e, pior, consumir a mesma com diversas misturas calóricas, faz com que não só você ganhe peso, mas que a restrição alimentar que está fazendo seja totalmente inútil.

Receitas:

Agora que você já sabe tudo sobre esse cereal, que tal começar a utilizá-lo em receitas? Veja abaixo duas delas. São bem simples e fáceis de fazer em casa!

Panqueca com farelo:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Água 2 colheres de sopa
Farelo de aveia 2 colheres de sopa
Aveia 1 xícara de chá
Ovo 1 unidade
Frango desfiado 150 g
Sal Quanto basta
Orégano Quanto basta

Modo de preparo :

  • 1.Coloque o farelo do alimento, a água, o sal e o ovo em um liquidificador;
  • 2.Depois de bem batida, coloque a massa em uma frigideira. O ponto ideal é quando a panqueca está se solando completamente da frigideira;
  • 3.Coloque o frango desfiado como recheio;
  • 4.Enrole a panqueca e salpique o orégano.

Biscoito com o cereal e mel :

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Ingredientes:

Componente Quantidade
Mantegia derretida 1 colher de sopa
Ovo 1 unidade
Aveia 1 xícara de chá
Farinha de trigo 1 xícara de chá
Açúcar ½ xícara de chá
Fermento em pó químico seco 1 colher de sopa
Mel 2 colheres de sopa

Modo de preparo :

  • 1.Misture a aveia, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento;
  • 2.Depois de misturados, adicione o mel, a manteiga e o ovo;
  • 3.Quando formar uma massa, faça bolinhas com elas, do tamanho que desejar;
  • 4.Deixe-as por um tempo em descanso, antes de colocá-las ao forno;
  • 5.Quando notar que cresceram, é a hora de inseri-las no fogão. Deixe entre 15 e 20 minutos.

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