para-quem-malha

Veja como plantar e utilizar o tubérculo comestível rico em amido:

Quando falamos sobre este tubérculo, podemos dizer com toda certeza que a inglesa é uma das mais consumidas em todo o mundo. Sendo a mais comum aqui no país, essa clássica figura está entre as plantas que mais fazem parte do cotidiano brasileiro.

Seja frita, cozida, assada ou misturada em outras receitas — como bolos e tortas salgadas: Ela está inserida nos pratos do Brasil e dificilmente terá o seu lugar roubado por algum outro produto. Saiba mais informações sobre a mesma aqui!


pr

O que é :

O que podemos dizer do quarto maior alimento consumido no mundo?

simples-ou-complexo-tabela-nutricional

Para tirar sua curiosidade, os três maiores são o arroz, trigo e milho. A batata, antigamente, era alvo dos maiores insultos que um alimento pode ter. Era acusada de dar poder às bruxas e provocar doenças como a tuberculose e o raquitismo!

Ainda bem que saímos dos tempos em que o desconhecido reinava. Hoje em dia, sabemos que esse alimento é praticamente obrigatório nas mesas do país. Isso se deve ao fato dos grandes benefícios que ela possui (falaremos mais sobre isso mais abaixo!).

Em sua versão inglesa é uma planta muito conhecida ao redor do planeta. Quando se trata da produção, o Brasil não está com grandes números. Os grandes fornecedores são a China e a Índia, que compõem cerca de 1/3 de toda a produção mundial!

Porém, quando se fala em consumo, o país ao qual vivemos tem números bastante expressivos: Estamos entre os cinco maiores consumidores do mundo.

A grande diferença da batata inglesa para as demais é sua gordura — que é baixa — aliada ao grande número de vitaminas e nutrientes que ela possui. As proteínas, potássio e niacina estão mais presentes nesse tipo do que em qualquer outra.

Benefícios:

Ela é rica em água, amido, fibras e carboidratos. Contém vitaminas do complexo B, E, C e K, também tendo potássio e alguns sais minerais como: Magnésio, manganês, cálcio, ferro e zinco.

A vitamina C presente é capaz de retardar os danos causados pelos radicais livres. Além disso, pode ser usada como máscara facial, pois retira todas as impurezas e manchas na pele.

Ela possui um índice muito alto de carboidratos, ajudando no abastecimento de energia cerebral. Também é rica em potássio, nutriente muito importante para a diminuição da pressão alta. Seus aminoácidos e vitaminas do complexo B auxiliam na melhora do sistema nervoso.

A ingestão desta batata auxilia na produção de epinefrina, que nos dá relaxamento e coopera na redução do estresse.
A vitamina B6 presente na batata inglesa ajuda a produzir dois neurotransmissores: dopamina e serotonina. Eles são os responsáveis por regular toda a parte emocional. Essa substância também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

A presença de ferro nesta planta adiciona mais células de hemoglobina no sangue. Rica em magnésio, elimina os riscos de pedra nos rins. Previne reumatismo e diminui os sintomas da doença por conta da quantidade de cálcio presente.

Atua como anti-inflamatório por conta do potássio e vitaminas B e C e também ajuda na redução inflamatória do sistema digestivo e intestino.

Como plantar :

Se você não sabe como começar uma plantação, veja como é fácil a seguir:

  • 1.Primeiro lave as batatas que serão germinadas;
  • 2.Em seguida pegue um recipiente onde elas ficarão. Forre esse recipiente com um plástico, e coloque as batatas de maneira que nenhuma se encoste à outra;
  • 3.Tampe o recipiente, mas não feche por inteiro, só deixe uma brecha para a entrada de ar;
  • 4.Guarde o recipiente em um local com sombra e temperatura ambiente.
  • 5.Depois de trinta a quarenta e cinco dias, retire as batatas e veja se apareceram alguns brotos em seu corpo. Cada broto significa uma nova batata;
  • 6.Com uma faca limpa, corte a batata — de maneira que pegue os brotos. Depois de todos os brotos cortados, plante-os. Não coloque muita água sobre as plantas, pois elas podem apodrecer. Só regue quando a terra estiver bem seca.

Calorias :

Algo bastante curioso é que suas calorias mudam, conforme o modo que ela é preparada. Inicialmente, uma batata inglesa de 150g possui pouco menos de 100 calorias. Porém, veja suas calorias mudando, dependendo de como ela é feita:


pr
  • Cozida: 78 calorias;
  • Frita: 276 calorias;
  • Com fritadeira, mas sem óleo: 150 calorias.

Se estiver com acompanhantes (como uma batata recheada, por exemplo), seu número calórico pode aumentar ainda mais.

Recheada :

Essa receita é bem tradicional. Quem nunca comeu?

Veja aqui como é feito o seu preparo:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Batata Inglesa 1 Kg
Bacon 200 g
Cebola 1 unidade
Requeijão cremoso 100 g
Peito de frango desfiado 300 g
Queijão parmesão ralado 200 g
Sal Quanto basta
Azeite de Oliva extra-virgem 1 colher de sopa
Cheiro verde Quanto basta
Pimenta do reino Quanto basta

malefícios

Modo de Preparo:

  • 1.Para essa receita, pegue as batatas e lave-as de maneira que fique bem limpas;
  • 2.Corte a parte de cima para facilitar a retirada do miolo mais tarde;
  • 3.Coloque-as numa panela de pressão com água até cobri-las. Logo que a panela começa a chiar, faça a contagem de 10 minutos para desligar o fogão;
  • 4.Desligue o fogo, tire a pressão e remova as batatas da panela;
  • 5.Com o auxílio de uma colher retire o miolo da batata. Agora, tempere com sal e um pouco de azeite. Pegue metade do miolo que você tirou para fazer o recheio;
  • 6.Coloque para dourar 200g de bacon e em seguida 1 cebola. Depois de pronto, adicione o 300g de frango desfiado e tempere a gosto;
  • 7.Misture tudo junto com o miolo da batata e acrescente 100g de requeijão cremoso;
  • 8.Ponha cheiro verde em seguida e recheie as batatas acrescentando parmesão por cima. Deixe no forno por mais 15 a 20 minutos e está pronto.

Receita de Torta de Bacalhau :

Além da tradicional batata recheada, você também pode experimentar fazer uma torta de bacalhau.

É bem simples e segue abaixo.

Ingredientes:

Componente Quantidade
Pimentão verde picado 1 xícara de chá
Cebola picada ½ xícara de chá
Tomate picado 1 xícara de chá
Batata média cortada em rodelas 2 unidades
Queijo muçarela fatiada 200 g
Leite sem lactose ½ de xícara de chá
Óleo de milho ½ de xícara de chá
Queijo parmesão ralado 1 xícara de chá
Farinha de trigo 1 ½ xícara de chá
Fermento em pó químico 1 colher de sopa
Azeitona verde ¼ xícara de chá
Bacalhau 400 g
Suco de limão 1 unidade
Ovo 3 unidades
Salsinha picada ¼ xícara de chá
Sal Quanto basta

Modo de Preparo:

  • 1.Para começar, pegue uma panela e coloque 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de pimentão, ½ de cebola picada, ¼ de azeitona e 400g de bacalhau;
  • 2.Agora, ponha pimenta a gosto e esprema o suco de 1 limão. Mexa a mistura até ficar pronta;
  • 3.Coloque no liquidificador 3 ovos, ½ de xícara de leite, ½ xícara de óleo, 1 xícara de parmesão, 1 ½ xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 4.Unte uma forma e coloque metade da mistura batida no liquidificador nela;
  • 5.Acrescente todo o recheio de bacalhau, coloque 1 tomate picado, 200g de muçarela, as batatas, a salsinha a gosto e após isso, coloque o resto da mistura batida no liquidificador encima do recheio;
  • 6.Sobreponha ½ de xícara de parmesão e salsinha. Leve ao forno em 180°C por 45 minutos.

Clique aqui para conhecer a manteiga de amendoim, benefícios e como fazer a fit


pr