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Veja para que serve esta planta originária da Cordilheira dos Andes:

Ela está ganhando fama e, provavelmente, você já deve ter se deparado com esse tubérculo tão diferente. Com uma consistência mais macia e gosto adocicado, ela tem se tornado a maior aliada dos diabéticos e pessoas que tem o colesterol alto, já que o seu consumo ajuda a diminuir os índices de açúcar e gordura no sangue.

O que é :

Mesmo ganhando mais repercussão a cada dia, ainda assim muita gente não conhece esse tipo específico de batata. Ou, quem sabe, não consegue diferenciá-la das outras. Vamos aprender, agora, quais são as peculiaridades que a envolvem.


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Aquela que você sempre compra, que têm à disposição em qualquer mercado e hortifruti, é a inglesa. Um alimento com alto índice glicêmico, composta por carboidratos e que é a vilã dos diabéticos. Para essas pessoas, o mais indicado é o consumo desta novidade, cuja presença de antioxidantes chega a ser 10 vezes maior do que na comum.

Uma outra opção muito conhecida é a batata doce, com mais carboidratos, portanto, muito mais nutritiva. Além disso, a glicose presente neste alimento responde ao corpo de maneira diferente, sem que haja picos de glicemia. Em comparação à doce, a batata yacon possui menos carboidratos e mais fibras, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue.

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Para que serve:

Podemos considerar que ela é um alimento funcional, com o mesmo efeito de uma fibra alimentar. Portanto, seu consumo é o mais indicado para pacientes que apresentam diabetes I e II, pois a sua composição auxilia no controle da glicemia, gerando picos de insulina.

Benefícios:

Os benefícios do consumo deste alimento são enormes. Além de controlar o diabetes, ele emagrece e ajuda no trânsito intestinal. Conheça um pouco mais sobre cada uma das vantagens de comê-lo.

  • Ajuda no controle do diabetes: pesquisas indicam que o consumo diário auxilia na redução e controle da glicemia, ideal para pacientes de diabetes tipo 2. O organismo não é capaz de quebrar as moléculas de amido desse alimento com facilidade, tornando sua absorção mais lenta. Isso faz com que o açúcar seja liberado em baixas quantidades no corpo, equilibrando a taxa de glicose.
  • Baixa caloria: o carboidrato presente nela é menos calórico do que em comparação com as outras. Além disso, possui um alto percentual de água, que aumenta, ainda mais, as chances de emagrecimento.
  • Regula o funcionamento do intestino: por apresentar altos índices de inulina (um carboidrato altamente fermentável), ela estimula a produção das bactérias boas do intestino, que são responsáveis pelo melhor trânsito intestinal, impedindo a prisão de ventre.
  • Aumenta a sensação de saciedade: isso se dá, mais uma vez, pela absorção lenta do carboidrato presente no alimento. Isso faz com que o corpo mantenha a absorção de glicose por mais tempo, eliminando a fome e, consequentemente, diminuindo o peso dos usuários.
  • Controla o colesterol: partindo do pressuposto de que o colesterol alto pode se dar pelo mau funcionamento do intestino, se torna óbvia a relação do consumo deste alimento com a redução das taxas de gordura no sangue. A partir do momento em que o trato intestinal se torna regulado, os índices de colesterol passam a diminuir consideravelmente.
  • Melhora o sistema imunológico: quando a flora intestinal está regulada, ela passa a controlar os processos inflamatórios e as infecções. Como o alimento melhora o trato intestinal e estimula o crescimento de bactérias boas, isso se reflete em uma saúde mais reforçada.

Onde comprar:

Você pode encontrar em supermercados, hortifrútis e também pela internet. O indicado é fazer a compra do alimento podendo analisá-lo, como no caso das feiras, pois você poderá escolher as melhores raízes. Dê preferência para as que estão lisas, sem machucados, já que essas tendem a apodrecer mais rápido. O armazenamento pode ser feito em geladeira.


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Como comer:

O ideal é a ingestão desse alimento cru. Você pode colocá-lo nas saladas ou, quem sabe, substituir as sobremesas, devido ao seu caráter adocicado. Os sucos também são uma boa opção, principalmente entre as refeições. Ela é suculenta e seu sabor lembra o da pera. Por isso, seu consumo não é nem um pouco difícil.

É bom para quem tem diabetes:

Sem dúvidas!

Devido à absorção lenta do carboidrato pelo organismo, automaticamente o nível de açúcar disponibilizado diminui, o que abaixa, consideravelmente, os níveis de glicose no sangue. O suco deste alimento atua diretamente na sensação de saciedade, também reduzindo a ingestão de comidas calóricas, que poderão afetar o diabetes. Ele é muito simples de ser feito, veja:

  • 1 copo de água mineral (você pode substituir por água de coco);
  • 5 cm de batata yacon (fatiada).

Basta bater os dois ingredientes no liquidificador, coar e beber. Esse suco também é indicado para pessoas que desejam emagrecer e pode ser tomado entre as refeições.

Receitas:

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Salada:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Batata Yacon 400 g
Alface americana rasgada ou cortada 300 g
Pepino Japonês 2 un
Agrião 300 g
Tomate cereja 12 un
Azeitona preta sem caroço 10 un

Modo de preparo:

  • 1.Lave todos os ingredientes;
  • 2.Descasque e corte a batata em pedaços pequenos. Faça o mesmo com os outros ingredientes;
  • 3.Tempere com um fio de azeite e sal. Sirva imediatamente.

Suco de melão com yacon:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Melão picado 2 xícaras de chá
Batata Yacon Média 1 unidade
Hortelã 10 folhas
Água de coco 1 xícara de chá

Como preparar:

  • 1.Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Yacon sauté:

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Ingredientes:

Componente Quantidade
Batata Yacon 1 unidade
Alho amassado ou picado 2 dentes
Azeite de Oliva extra-virgem 1 fio

Modo de preparo:

  • 1.Lave as batatas e as descasque;
  • 2.Corte em cubos médios;
  • 3.Em uma fritadeira sem óleo, adicione o azeite e o alho às batatas e deixe-os até dourar;
  • 4.Tempere com uma pitada de sal.

Preço:

Os valores deste alimento variam de região para região. Por ser natural dos Andes, seu custo é um tanto elevado, principalmente em comparação com os produtos nacionais, que temos à nossa disposição com mais facilidade. Mas você deve estar se perguntando onde encontrar esse alimento, não é?

Pela internet, é possível adquirir variações deste produto, como a farinha, cápsulas e até mesmo mudas da planta, com fotos, para cultivar em casa. Para cada um desses itens, é possível encontrar valores diferentes. Efetivamente, pela batata, você pagará, em média, R$ 20,00 o quilo.

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