banha de galinha canela xarope quente cebola café sachê vitamina

Veja como tomar, contra indicações, propriedades, e efeitos colaterais. Combate resfriado, bronquite, febre, dor de garganta e gripe? Ajuda a descer a menstruação, as cólicas, e faz mal beber na gravidez? Dá sono, alergia, bebê de 1 a 6 meses pode tomar? Confira…

O poejo é uma planta típica da Ásia e da região mediterrânea, porém após ser trazida para o Brasil se tornou muito popular no país sendo muito utilizado em forma de chás medicinais para o tratamento de diversas doenças.


pr

É uma planta rasteira com folhas pequenas bem semelhantes ao tradicional hortelã.

Em uma breve busca na internet você consegue ver fotos dela e do chá de poejo para saber melhor sobre a mesma e nao confundir.

É possível comprar o mesmo em farmácias e lojas de produtos naturais, porém também é comum encontrá-lo em matos e quintais de casas. Se você deseja ter em casa uma plantação com esta planta é ideal ter um espaço que receba luz solar indireta, local úmido (regar diariamente) e uma terra rica em nutrientes.

como plantar adoçar banho de assento caixa babycenter pressão alta criança saúde candidiase lactante




Serve para quê?

Em alguns países, como Portugal, esta planta é muito utilizada como tempero, em saladas, carnes de sabor forte e como aromatizante para sucos e bebidas.

Também é utilizado como pesticida contra formigas, é só colocar um ramo de folhas da planta e deixar na área afetada, sua ação repelente dispersa os tão incômodos insetos.

Seu uso mais conhecido é no auxílio ao combate de diversas doenças, o tratamento é feito pelo consumo do chá das folhas da planta e o período de uso varia de acordo com a queixa.

É bom pra quê?

A bebida produzida com o poejo trás benefícios que combatem algumas doenças e casos de dores além de ajudar a expectorar muco (catarro) e ajudar a reduzir a febre, veja abaixo algumas indicações mais detalhadas.

Quais as suas indicações?

Seu uso é indicado no tratamento de doenças como:

  • Problemas Digestivos: O chá de poejo auxilia no combate a dores de estômago, e por conter propriedade carminativa, auxilia no controle e no combate aos gases intestinais e consequentemente reduz o inchaço causado pelo excesso de gases;
  • Dores Reumáticas: A mistura aquosa usada como compressa pode aliviar dores que tenham como causa o reumatismo. A compressa também pode ser usada como cicatrizante em feridas;
  • Febres Altas: A bebida quente causa um aumento na produção de suor fazendo com que o indivíduo reduza sua temperatura corporal, auxiliando, assim, na eliminação da febre;
  • Cólicas Menstruais: Em casos de cólicas menstruais a infusão pode ser usado de duas formas, como compressa ou tomando o chá, porém quando ingerido a infusão pode aumentar o fluxo menstrual;
  • Problemas Respiratórios: Ele tem ação expectorante, ou seja, ajuda na eliminação de muco, abrindo as vias aéreas e melhorando a respiração;
  • Aftas: Fazer bochechos com esta bebida ao longo do dia auxilia no combate de aftas. Após o bochecho o mesmo não deve ser engolido;
  • Estresse, Ansiedade e Insônia: A planta tem propriedades que promovem o relaxamento, diminuindo o estresse, a ansiedade e consequentemente a insônia.

É bom para bebê?

Recomenda-se não fazer o uso do mesmo para mães que estejam amamentando e nem para crianças menores de 12 anos por poder causar crises convulsivas e problemas pulmonares.

Porém, às vezes, em pequenas quantidade e em concentrações menores, o chá não causa problemas no bebê e ainda ajuda com problemas como gases e catarro acumulado.

Portanto, é indispensável que antes de iniciar o tratamento com a bebida, o pediatra de sua confiança seja consultado.


pr

Quais são os Efeitos Colaterais?

A folha de poejo contém uma substância chamada pulegona, que quando ingerida em grandes quantidades pode causar toxicidade e levar a morte.

Possui Contraindicações?

O uso da planta é contraindicado para grávidas, principalmente nos primeiros três meses de gravidez, pois pode causar aborto do feto; lactantes e crianças menores de 12 anos também não devem consumir a infusão ou xaropes que contenham a folha desta planta pois os compostos podem causas convulsões no bebê.

Pessoas que tenham problemas renais e hepáticos, pois podem desencadear piora no quadro dessas doenças.

Existe uma recomendações de uso?

Não há uma dose certa a ser ingerida por dia, por isso é preciso ter cautela na hora de consumir o chá evitando excessos.

É recomendado que antes do uso de qualquer tipo de medicamento, seja ele natural ou não, um médico seja consultado para que este avalie o caso individualmente prevenindo o aparecimento de efeitos colaterais.

boldo com quitoco bom para tosse emagrece é bom para que rescem nascido diabetes amamentação

Receitas:

É possível encontrar na internet diversas receitas e como preparar as infusões, as mais tradicionais são:

Tradicional:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Folha de poejo 10 unidades
Água fervendo 200 ml

Modo de preparo:

  • 1.Coloque as folhas da planta no fundo de uma xícara;
  • 2.Aqueça a água até que ferva e despeje sobre as folhas;
  • 3.Tampe a xícara e deixe por dez minutos e coe;

O ideal é que o chá seja consumido sem açúcar ou adoçante, mas caso julgue necessário, adoçe com mel a receita.

Beba de 2 a 3 xícaras ao longo do dia, uma por vez e não todas de uma vez.

Para bebê e crianças com tosse:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Folha de poejo 10 unidades
Folha de laranjeira 4 unidades
Folha de saião 4 unidades
Agrião 1 molho
Água fervendo 1 copo
Áçúcar 100 g

Modo de preparo:

  • 1.Lave todas as folhas em água corrente;
  • 2.Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo médio por meia hora ou até ficar em ponto de xarope;
  • 3.Beba uma colher de 2 a 3 vezes ao dia.

Com hortelã e alho:

Indicado para tosse seca.

Ingredientes:

Componente Quantidade
Poejo 3 galhos
Hortelã 3 galhos
Alho amassado 3 dentes
Água fervendo 2 xícaras

Modo de preparo:

  • 1.Ferva todos os ingredientes juntos por 5 minutos, após esse tempo acrescente 2 colheres de mel.
  • 2.Deixe descansar por mais 5 minutos;
  • 3.Beba até três vezes ao dia.

Para conhecer muitas outras infusões, basta: Clicar aqui

Clique aqui para conhecer o chá de bugre, para que serve, benefícios, contraindicação e efeitos colaterais


pr