para-que-serve-o-caroço-da

Veja como comer a fruta Litchi chinensis pertencente à família Sapindaceae:

O que é:

A safra desta fruta acontece no Brasil assim que chega o verão. Ela é um fruto que tem uma aparência rústica por fora, porém, em seu interior revela uma doçura, delicadeza e também um perfume surpreendente.

Essa fruta é de origem chinesa e chegou ao território brasileiro e rapidamente se adaptou ao clima e ao gosto de toda a população.

Para que Serve a Fruta:

Ela é de fato muito saborosa. Além disso, ela possui abundância em vitaminas, fibras e também antioxidantes.

Uma unidade dessa fruta detém uma quantidade de vitamina C superior a alguns limões e/ou laranjas.

quanto-tempo-um-pé-de-demora-para-produzir

Ela ainda contém mais fibras do que a maçã e muito mais potássio.

No entanto, ela verdadeiramente serve para fazer a reposição de todas essas vitaminas e das propriedades excelentes para melhorar o funcionamento do organismo e ajudar a fortalecer a saúde.

Benefícios:

Embora não seja muito comum na refeição das famílias brasileiras, o seu consumo cresce a cada dia devido aos seus benefícios. São eles:

  • Pouca caloria – Além de saborosa e refrescante, oferece ao corpo apenas 66 calorias em uma porção de 100 gramas. Vale lembrar que embora contenha poucas calorias, o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa engorda;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) – As proantocianidinas são um tipo de antioxidante que contribui para a minimização do colesterol prejudicial e ainda eleva o colesterol bom (HDL);
  • Melhora a aparência da pele – Devido à alta concentração de vitamina C, a fruta aprimora as suas propriedades rejuvenescedoras e de proteção ao organismo bem como aos raios violeta. Dessa forma, pode contribuir também para redução e/ou tratamento de acnes e de manchas;
  • Melhora a saúde dos cabelos – A vitamina B é umas das vitaminas importantes para ajudar no crescimento dos cabelos. Já a vitamina C quando associada à niacina e à tiamina ajuda a nutrir e fortalecer todos os folículos além de melhorar a circulação sanguínea e facilitar a absorção do oxigênio pelos mesmos;
  • Fortalece as unhas – A vitamina B favorece também o crescimento, fortalecimento e aparências das unhas;
  • Possui ação antiinflamatória – A ingestão dessa fruta permite a minimização dos processos inflamatórios;
  • Regula o intestino – As fibras ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestório;
  • Acelera o metabolismo – Como o metabolismo acelerado, ela colabora com a queima de gorduras e consequentemente a perda de peso;
  • Melhora a saúde do coração e do cérebro – O potássio ajuda no controle dos batimentos cardíacos bem como da pressão do sangue. No entanto, previne doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. O cobre contribui para produzir as células vermelhas no sangue.

Como comer:

No interior do fruto, a polpa é composta por uma porção comestível branca, translúcida, adocicada e suculenta.

A fruta é de fato doce, perfumada e muito saborosa. A polpa possui uma única semente brilhante e na cor castanho. Essa é a parte comestível dessa fruta.

Uma outra forma de usufruir dos benefícios é beber o suco:

Ingredientes:

Componente Quantidade
Água filtrada 1 copo 200 ml
Lichia descascada e sem semente ½ xícara de chá
Hortelã 5 folhas
Gelo Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Bater todos no liquidificador todos os elementos e em seguida ingerir.

Semente:

A medida da semente é de aproximadamente 2 centímetros de comprimento e de 1 a 1,5 centímetro de diâmetro.
Essas sementes não são consideradas tóxicas, porém, não se deve ingeri-las.

Como Plantar o Pé:

Passo a passo para plantar em vaso:

1.Escolher o espaço:

O espaço é essencial para garantir qualidade e desenvolvimento da muda.

A espécie pode ser cultivada em vaso. Entretanto, para garantir o seu crescimento e desenvolvimento é necessário escolher um espaço excelente.

Qualquer planta frutífera, requer um vaso inteiramente compatível com o seu porte.

Desse modo, é primordial optar por tamanhos mínimos de 40 litros.

2.Luminosidade:

Deve-se posicionar o vaso em ambientes que receba muito sol. Isso porquê, a planta necessita de ao menos 4 horas de luz do sol todos os dias.

Vale lembrar que deve ser luz direta para favorecer o desempenho mais saudável.

em-vaso-com-o-caroço

3.Drenagem:

A drenagem é de extrema importância para o cultivo. Dessa forma, é preciso fazer uma camada para drenagem ao fundo do vaso utilizando argila expandida e/ou pedriscos.
Essa medida, facilita todo o escoamento da água, evita o encharcamento da terra e que o substrato seja expulsado no momento de regar.

4.Solo:

Para realizar o plantio, o solo deve ser farto em matéria orgânica, pois contribui para o crescimento da planta.
De forma alguma pode esquecer de regar sempre. A terra não deve ficar seca em hipótese alguma pois é muito prejudicial ao desenvolvimento.

5.Adubação:

A adubação é obrigatória no intervalo de 3 meses. O sabor da fruta está diretamente relacionada a esse processo.

6.Pragas:

É essencial acompanhar diariamente o desenvolvimento da planta. No entanto, é preciso atentar-se para não colaborar com a infestação das pragas e/ou doenças.

Como é a Árvore:

A árvore da lichieira possui grande porte e pode atingir a altura de até 12 metros. Além disso, ela se adapta fácil em diversos tipos de solo.

Para garantir melhor adaptação, basta apenas colocá-la em um vaso profundo e perfeitamente drenado. Ela é de cultura em clima subtropical, mas tolera também geadas com grau baixo.

Após o plantio da lichieira, produção dos frutos se inicia em média cinco anos depois. E por se tratar de uma planta com longevidade, consegue produzir durante mais de 100 anos.

Geralmente, a floração acontece entre os meses de junho e de julho e, é seguido pelo surgimento da fruta verde entre os meses de agosto e de setembro. O amadurecimento total do fruto para colheita ocorre entre os meses de novembro e de dezembro.

O ciclo da produção citado é o mais habitual, no entanto, pode haver uma variação entre um até dois meses.

O tempo pode variar conforme as condições do clima de cada região. A média da produtividade tem variedade de 40 até 50 quilos ao ano por árvore.

Preço:

altura-quanto-tempo-para-produzir
Essa fruta não é oferecida em muitos lugares. Dependendo da região, encontrá-la para comprar nem sempre é uma tarefa fácil.

Geralmente, ela é passível de ser encontrada em hipermercados e mercadões. Além disso, existem alguns sites que disponibilizam a compra totalmente online.

O valor do quilo da lichia pode variar de R$45,00 até R$95,00. Essa variação ocorre de acordo com o processo da colheita, safra e de cada estabelecimento que a comercializa.

Embora o valor seja uma pouco elevado, ao considerar todos os benefícios da fruta, o investimento é valido para a saúde.

No ano de 2017 houve um surto de morte em crianças indianas com a ingestão da fruta. No entanto, essa fatalidade ocorreu, pois essa fruta contém algumas toxinas que impedem o organismo a realizar a produção da glicose.

Todavia, essa característica quando associada ao nível baixo do açúcar no sangue, ou seja, do corpo desnutrido, pode ter acarretado na morte dessas crianças.

Contudo, a fruta é extremamente benéfica para a saúde, e cientistas atestam isso. No entanto, ela pode ser consumida tranquilamente pela sociedade.

É importante salientar, que toda refeição mesmo que saudável precisa ser consumido de forma adequada e sem excessos.

Clique aqui para conhecer o amendoim japonês, origem, como fazer a receita e tabela nutricional