Bup: O que É? Para que Serve? Qual é o Valor? Pode Tomar para Parar de Fumar?

drogasil-droga-raia-fármacia-popular

Como funciona o medicamento para combater a depressão e para inibir a vontade do tabagismo? Quanto Custa?

Qual é a origem?

O Bup é um remédio muito utilizado na atualidade, com diversos fins.

Por exemplo, você deseja parar de fumar? Em quanto tempo?

Ele pode ser a solução ideal para você. O remédio é um medicamento bastante utilizado para por fim ao vício do tabagismo, algo similar ao que ocorre com a Naltrexona, para quem deseja parar de beber.

No entanto, este não era o objetivo inicial das pessoas que sintetizaram o medicamento.

Trata-se de um medicamento habitualmente utilizado para o combate a depressão, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos para outras funções, especialmente para o combate a nicotina.

Igualmente, este medicamento também vem sendo usado para pessoas que desejam emagrecer, já que, até certo ponto, inibe o apetite.

É possível dizer que a maior parte da notoriedade deste medicamento ocorreu quando algumas pessoas passaram a usar para buscar um tratamento contra o uso excessivo e viciado do cigarro.

Qual é o seu uso?

Como costuma acontecer com vários remédios, o mesmo foi desenvolvido, originalmente, para um fim bastante específico.

No entanto, muita gente começou a observar a utilidade dele para outros aspectos.

Desta forma, ele acabou ganhando também espaço no mercado para pessoas que desejam aproveitar estes outros efeitos.

O seu mecanismo tem como principal efeito a reação a estímulos vinculados a noradrenalina e dopamina. Desta forma, o medicamento serve para combater sintomas da depressão.

Só que, de forma indireta, o remédio faz com que exista uma reação adequada a dependência do cigarro. Assim, o vício a nicotina também é atacado por este medicamento.

Apesar de ser recomendado para combater a depressão, o medicamento não é indicado para a ansiedade, pois tende a agravar a mesma.

O que diz na bula?

A ação esperada do medicamento é vinculada ao seu princípio ativo, um inibidor seletivo da recaptação de catecolaminas. A sua absorção (concentração plasmática), em pacientes sadios, ocorre em um período de 3 horas.

Importante ressaltar que este medicamento pode ser ingerido normalmente, em contato com alimentos.

Não há relatos de alterações dos efeitos em função disso.

É recomendável, ainda, conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30 graus), sem contato com umidade.

Como é administrada a dosagem de 150mg?

Esta dosagem de 150 mg é a correspondente para a ingestão de um comprimido, sendo a habitual para o medicamento. O normal, para o tratamento de depressão, é tomar um comprimido por dia. A dose de 300 mg (2 comprimidos) é recomendada apenas para casos extremos.

Para o uso com objetivo de diminuir e eliminar a dependência da nicotina, existem outros níveis de dosagem, que devem ser solicitadas aos profissionais médicos.

Como informado acima, portanto, é importante ressaltar que existem dosagens diferentes entre os pacientes que desejam utilizar o remédio para parar de fumar e os que usam para o tratamento de sintomas da depressão.

Suas embalagens costumam ter entre 12 e 60 comprimidos, sendo as mais comuns as de 30 e 60 unidades, com preços proporcionais (abaixo apresentados).

Atenção para a validade do medicamento: habitualmente, a sua validade é de 24 meses.

Evidentemente, não é recomendado o uso de medicamentos com o prazo de validade vencido.

O comprimido deve ser ingerido com um pouco de água e não deve ser dividido ou mastigado.

Quais são as indicações?

  • Tratamento de sintomas similares a depressão;
  • Tratamento de vício em nicotina;
  • Diminuição do apetite.

Conforme ressaltado anteriormente, o seu uso mais comum está vinculado ao tratamento de depressão. Atualmente, muitas pessoas estão utilizando o Bup como uma forma de se livrar do vício do cigarro.

Algumas pessoas também tendem a apontar o seu uso para o estímulo a libido. Pessoas interessadas em aumentar o interesse sexual.

Com relação ao emagrecimento, não é algo comprovado cientificamente.

Algumas pessoas consideram que o medicamento acaba por inibir o apetite, causando, assim, como consequência, uma diminuição da quantidade de alimentos ingeridos.

O efeito do remédio como regulador de apetite é bastante notável. Caso o paciente seja alguém que come compulsivamente, é possível considerar que o seu uso pode, sim, servir de alguma forma para o emagrecimento – embora não seja o seu plano inicial.

Quais são as contraindicações?

Apesar de ser um medicamento claramente vinculado a depressão, o efeito para o tratamento de outros distúrbios de ordem psíquica não é adequado.

Por exemplo, pessoas com sintomas que possam ser tratadas com ansiolíticos não devem dar atenção a este medicamento. A ansiedade pode ser até agravada com este produto.

Pessoas com qualquer tipo de alergia vinculada ao princípio ativo não podem tomar o mesmo.

Pessoas que tomaram nos últimos 14 dias qualquer remédio vinculado a doença de Parkinson e outras relacionadas também devem evitar o uso deste remédio.

É importante ressaltar, inicialmente, que o medicamento não é indicado para pessoas com idade inferior a 18 anos.

É importante prestar atenção para evitar que adolescentes possam tomar. Este ainda não é recomendado para mulheres que estejam amamentando ou gestantes.

Pessoas vinculadas a algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia, também devem ser impedidas de tomar este medicamento. Este pode influenciar de uma forma decisiva em vários influenciadores do apetite.

Pessoas com histórico de doenças como epilepsia, convulsões, dentre outras, devem também estar distantes do medicamento.

Além disso, deve haver uma enorme precaução (casos nos quais o medicamento deve ser administrado com cuidado redobrado) com pessoas que se encontram nas seguintes situações:

  • Algum evento de traumatismo craniano;
  • Tumor no sistema nervoso central;
  • Convulsão;

Pessoas com essas características devem ter muita atenção para o uso do medicamento e informar seu médico a respeito antes de tomar.

Quais são os efeitos colaterais?

Algumas pessoas apontam para eventuais reações alérgicas, vinculadas ao uso do medicamento.

Estas reações costumam ocorrer entre 1 a 10% das pessoas.

Os pacientes que se utilizarem deste medicamento devem ter muito cuidado com a direção de veículos.

Durante o tratamento, não é recomendado.

Igualmente, outras pessoas consideram que a insônia tende a aumentar com o uso do remédio.

Qualquer efeito adverso deve ser comunicado ao médico o mais rápido possível.

Qual é o preço?

O preço do Bup varia bastante, conforme as diversas lojas. O valor habitual está na casa de R$100,00 (caixa com 30 comprimidos) a R$200,00 (60 comprimidos).

Isso significa que o valor é de cerca de 3 reais por comprimido.

Clique aqui para voltar para a seção com diversas medicinas.

Clicky