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Veja como preparar o peixe da família Clupeidae e as vantagens para a sua saúde :

Todo brasileiro conhece esse peixe, não é mesmo? Os números provam isso: esse é o peixe enlatado mais consumido no país, superando todos os outros.

Neste artigo, iremos apresentar tudo sobre ela. O que ela é, os seus benefícios e algumas receitas que fazem parte do conteúdo que iremos ensinar. Com base nisso, cada leitor vai conseguir tirar sua própria conclusão a respeito desse alimento. Para quem gosta deste peixe, vale a pena ler até o final.


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O que é:

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Ela, como todo mundo sabe, é um peixe, também conhecido com manjua e faz parte da família Clupeidae. É um animal que possui dimensões pequenas, tendo entre 10 e 12 centímetros de comprimento. Para quem não sabe, a origem do nome é italiana. Ela vem da ilha da Sardenha, na Itália. Daí se origina a associação.

Um dos enlatados mais vendidos nos supermercados, tem algumas marcas de qualidade que devem ser observadas. Por exemplo, aquelas que estão bem preservadas têm a remoção da cabeça e das guelras antes de ser posta na lata. Opcionalmente, também podem ser retiradas as vísceras, mas obrigatoriamente devem estar livres de fezes ou de comida não digerida por algum processo.

Benefícios :

Até agora pode ser observado a popularidade deste animal, bem como os padrões de qualidade que devem ser reproduzidos e um pouco da sua história.

No entanto, algo que chama a atenção de muitos são os benefícios de comer este peixe. Embora seja um alimento enlatado, eles existem e são muito bem utilizados por boa parte da população que sabe consumi-la da forma certa.

Ele é possuidor de vários nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. É justamente por causa disso que fornece muitos benefícios para quem quer ter uma saúde mais completa. Veja os que selecionamos:

  • Fonte de proteínas: tão eficiente nisso quanto a carne vermelha, por exemplo, ajudando a deixar a pessoa com maior sensação de saciedade por mais tempo;
  • Fonte de colesterol bom (HDL): ajuda a regular o colesterol;
  • Fonte de gorduras boas: elas são importantes para o seu organismo;
  • Fonte de ômega 3: o tão procurado ômega 3, que traz uma série de benefícios à saúde, pode ser encontrado em abundância em peixes como este. Eles garantem muitos dos benefícios que estamos buscando, como fortalecimento da saúde cardiovascular e melhora do sistema nervoso e afins. Na estética, é bom para deixar o cabelo mais bonito e a pele mais macia e hidratada;
  • Fonte de vitamina D: a vitamina que também é absorvida através do sol tem em boa quantidade na sardinha. Ela que ajuda a absorver nutrientes como o cálcio e o fósforo, além de prevenir uma série de doenças e deixar o sistema imunológico mais forte contra infecções e agentes externos;
  • Fonte de cálcio: algumas marcas de enlatados deste peixe têm mais cálcio inclusive do que um copo de leite. Como o leitor já deve estar ciente, o cálcio ajuda a fortalecer os ossos, os dentes, etc;
  • Fonte de vitamina B12: são vários os efeitos positivos, como o controle do colesterol e dos triglicerídeos, por exemplo;
  • Fonte de fósforo: nutriente que auxilia o fortalecimento dos ossos, dos músculos, é bom para rins, cérebros, entre outros órgãos do corpo humano;
  • Fonte de selênio: mineral que, além de ser bom para o coração, também fortalece o sistema imune.

Isto quer dizer que este animal enlatado tem uma série de benefícios que podem ajudar a pessoas que estão querendo ter uma forma mais saudável de se alimentar sem ter de tirar alimentos saborosos do prato. Une, portanto, o bom paladar ao bem-estar para o corpo humano.


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É claro que, como qualquer alimento, não deve ser comido em excesso. Quem nunca ouviu que “tudo demais faz mal”? Para este peixe isto também vale, em função de propriedades próprias. É uma comida salgada, por exemplo, que pode afetar algumas partes do corpo por isso.

Em lata faz mal :

Talvez o leitor já tenha percebido até aqui qual é a resposta desta pergunta. Acontece que está é um dos questionamentos mais feitos pela população: será que pelo fato de ser em lata faz mal?

Tem gente até que questiona o bem que faz para a saúde sob o argumento de que é barato e que se é barato não deve fazer bem. Isto, é claro, não faz nenhum sentido. Você já deve ter notado até aqui que esta alegação não é verdadeira.

Como temos demonstrado até aqui, a sardinha em lata faz, sim, bem. Quem quiser comprar o peixe fresco, é uma opção ainda melhor. Isso pode ser feito mantendo os benefícios.

A opção enlatada deve ser consumida com mais cuidado apenas por quem é diabético ou hipertenso, devido aos índices de sal e gordura serem um pouco mais elevados. Além disto, como já dito, não deve ser consumido em excesso, como quase tudo. Em caso de dúvida, a pessoa que tiver alguma doença deve conversar com o médico.

Receita de torta :

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Ingredientes :

Componente Quantidade
Sal 1 colher de chá
Leite sem lactose 2 xícaras de chá
Ovos 4 unidades
Óleo de girassol 1 xícara de chá
Farinha de trigo 3 xícaras de chá
Queijo ralado 4 colheres de sopa
Sardinha 2 latas
Tomate picado 2 unidades
Queijo ralado 4 colheres de sopa
Ervilha 1 lata
Azeitona picada ½ xícara de chá

Modo de preparo:

  • 1. Enquanto preaquece o forno, bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar homogêneo, então misture com o fermento;
  • 2.Unte uma forma (com óleo) e deixe polvilhar farinha de trigo, então coloque metade da massa;
  • 3.Ponha a sardinha picada em cima, seguida do resto dos ingredientes;
  • 4.Cubra com o resto da massa;
  • 5.Deixe no forno por 35 minutos (até dourar).

Receita de patê :

Ingredientes :

Componente Quantidade
Cebola ralada ½ unidade
Lata de sardinha 01 unidade
Cenoura ralada 1 unidade
Maionese ½ xícara de chá
Creme de leite sem lactose 1 unidade
Salsa picada Quanto basta
Cebolinha picada Quanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Após limpar as sardinhas, coloque-as num recipiente de vidro;
  • 2.Deixe o peixe bem amassado, colocando o restante do tempero;
  • 3.Vá fazendo pressão e misturando e adicionando aos poucos o creme de leite e a maionese até que fique na textura adequada.

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